O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá um encontro neste sábado (16), às 10h30, com António Guterres, secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU). A reunião abordará temas relacionados à agenda do G20 de 2024, que terá o Brasil na presidência rotativa do bloco.
Pela primeira vez, sob liderança brasileira, o G20 incorporou o “G20 Social”, iniciativa que abriu espaço para a sociedade civil organizada participar das discussões do grupo, composto pelas maiores economias do mundo, além da União Europeia e da União Africana. A iniciativa será mantida pela África do Sul, país que sediará o G20 em 2025.
De acordo com Márcio Macêdo, ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, o G20 Social contabilizou 46,8 mil inscrições, com mais de 15,1 mil credenciamentos. Ao todo, mais de 300 temas foram debatidos ao longo do evento, que ocorre desde quinta-feira (14) no Boulevard Olímpico, região portuária do Rio de Janeiro, e termina hoje.
Declaração da ONU
Após o encontro com Lula, a ONU divulgará uma nota oficial sobre os temas discutidos. Guterres tem compromissos bilaterais com outros líderes mundiais participantes do G20 e está escalado para realizar discursos durante as sessões da Cúpula de Líderes, que acontecem na próxima segunda (18) e terça-feira (19). Segundo a assessoria da ONU, os discursos abordarão inclusão social, combate à fome e à pobreza, reforma das instituições de governança global, desenvolvimento sustentável e transição energética.
A agenda do secretário-geral inclui ainda uma entrevista coletiva no domingo (17), às 16h, no centro de imprensa da Cúpula de Líderes do G20, no Vivo Rio, próximo ao Museu de Arte Moderna (MAM), onde será realizado o encontro. Após o G20, Guterres retorna a Baku, no Azerbaijão, onde está em andamento a COP29, Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática.