Em uma cerimônia realizada no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu posse à nova ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, na sexta-feira, 27 de setembro. Nomeada em 11 de setembro, a ministra já vinha desempenhando funções no comando da pasta, que tem como missão central a formulação e implementação de políticas públicas voltadas para a garantia dos direitos fundamentais de todos os brasileiros.
Durante o discurso, Macaé Evaristo ressaltou a importância de desenvolver um plano de ação que valorize as potencialidades das populações mais vulneráveis, incluindo as periferias, favelas e comunidades urbanas e rurais. A ministra reforçou seu compromisso com um Brasil mais justo, sem fome, racismo, machismo, capacitismo, ou qualquer forma de discriminação, incluindo LGBTQIA+fobia e etarismo.
“Nossa missão é garantir a humanidade, a vida, a liberdade, o direito à educação, saúde, trabalho, além de preservar a memória e a verdade”, afirmou Evaristo.
Segundo a ministra, os Direitos Humanos só fazem sentido quando transformados em ações concretas que impactam o cotidiano das pessoas. Ela destacou que o ministério trabalhará para construir uma sociedade mais igualitária, que reconheça e valorize os saberes, vivências e experiências de todas as populações, incluindo as comunidades tradicionais e os ancestrais.
“Precisamos superar as perversidades do racismo e todas as formas de opressão, criando uma sociedade mais solidária e inclusiva”, concluiu a ministra.
Perfil da Ministra:
Nascida em São Gonçalo do Pará, Minas Gerais, em 1965, Macaé Evaristo tem uma trajetória marcada pela defesa da educação e dos direitos humanos. Professora e assistente social, ela foi a primeira mulher negra a ocupar o cargo de secretária de Educação de Belo Horizonte e também de Minas Gerais. Macaé é reconhecida por seu trabalho educacional em todo o país e é mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). No governo federal, atuou como secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão no Ministério da Educação.