Skip to content

Mais de 210 mil matrículas já foram realizadas

Solicitação de vagas deve ser feita apenas para novos alunos e segue até dia 11 de dezembro. Renovações serão confirmadas por meio de termo assinado pelos pais ou responsáveis, assim como pedidos de transferência


Avatar Por Redação Tribuna do Planalto em 07/12/2022 - 09:22

A rede estadual de ensino já recebeu mais de 210 mil matrículas para o ano letivo de 2023 na rede pública. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) reforça que o período de solicitação para renovação de matrículas começou no último dia 23 de novembro. Ao todo, foram 157 mil renovações, 17 mil transferências e 42 mil novas matrículas. A solicitação de vaga deve ser feita apenas para novos alunos, ou seja, oriundos de outras redes de ensino (municipal, federal e privada), de outros estados ou que deixaram de estudar e querem retornar. Os interessados têm até o dia 11 de dezembro para realizarem a solicitação por meio do site: www.matricula.go.gov.br.

Para fazer a solicitação, é necessário ter em mãos: o nome completo do aluno, nome completo da mãe (ou responsável), CPF do aluno, data de nascimento, etapa, série e turno desejados, opções de escolas (se possível, três), o munícipio da escola em que deseja estudar (obrigatório), telefone para contato e e-mail. Historicamente, cerca de 90% dos estudantes conseguem se matricular na primeira opção de escola e os demais vão para uma das outras duas opções escolhidas.

As escolas e as sedes das Coordenações Regionais de Educação (CREs) colocaram suas estruturas de informática à disposição das famílias que não têm acesso à internet, garantindo, assim, que todos realizem o procedimento. Após o período da solicitação de vaga, o novo estudante ou o responsável deverá entrar no site www.matricula.go.gov.br, entre os dias 19 e 23 de dezembro, para verificar em qual unidade foi alocado e comparecer na escola para a efetivação da matrícula.

No ato da efetivação de matrícula, os estudantes precisam apresentar documentos pessoais (CPF, RG, certidão de nascimento ou de casamento), comprovante de endereço e comprovante de escolaridade (histórico escolar, declaração de aprovação ou declaração de cursando).

Renovação e transferência

Para as crianças, adolescentes e jovens já matriculados na rede estadual, a renovação de matrícula será confirmada por meio do Termo de Renovação assinado pelos pais ou responsáveis. Caso o aluno não tenha interesse em permanecer na mesma unidade deverá solicitar a Transferência por Interesse Próprio (TIP) para outra escola da rede estadual até o dia 11 de dezembro. Nesse processo, não haverá a reserva de vagas na unidade de preferência e o estudante deverá indicar três opções de escolas.

Segundo o calendário escolar aprovado pelo Conselho Estadual de Educação (CEE), o Ano Letivo de 2023 está previsto para começar no dia 16 de janeiro, com o acolhimento e planejamento das atividades nas unidades escolares. Já o início das aulas será no dia 18 de janeiro.

 

Avatar

O Tribuna do Planalto, um portal comprometido com o jornalismo sério, ágil e confiável. Aqui, você encontra análises profundas, cobertura política de bastidores, atualizações em tempo real sobre saúde, educação, economia, cultura e tudo o que impacta sua vida. Com linguagem acessível e conteúdo verificado, a Tribuna entrega informação de qualidade, sem perder a agilidade que o seu dia exige.

Pesquisa