Skip to content

María Branyas Morera, a pessoa mais velha do mundo, morre aos 117 anos

Família informa que espanhola faleceu tranquilamente enquanto dormia


Avatar Por Redação Tribuna do Planalto em 21/08/2024 - 12:17

Foto: Reprodução/X @MariaBranyas112
Foto: Reprodução/X @MariaBranyas112

María Branyas Morera, reconhecida como a pessoa mais velha do mundo, faleceu aos 117 anos. A notícia foi divulgada pela família nesta terça-feira (20) em uma publicação nas redes sociais, onde afirmaram que ela “morreu como desejava: enquanto dormia, tranquila e sem dor”.

Morera ocupava o título de pessoa mais velha do mundo há um ano, após a morte da irmã André, em 2023, aos 118 anos. O recorde foi confirmado pelo Guinness e pelo Grupo de Pesquisa de Gerontologia, ligado à Universidade da Califórnia. Nascida em 4 de março de 1907, na Califórnia, Estados Unidos, Morera viveu grande parte de sua vida na Catalunha, Espanha, após sua família retornar ao país de origem.

Ela deixou três filhos, 11 netos e 13 bisnetos, e vivia atualmente em um asilo, acompanhada de perto por familiares. Ao longo de sua vida, testemunhou eventos históricos como a Guerra Civil Espanhola e, em 2020, sobreviveu à Covid-19.

Avatar

O Tribuna do Planalto, um portal comprometido com o jornalismo sério, ágil e confiável. Aqui, você encontra análises profundas, cobertura política de bastidores, atualizações em tempo real sobre saúde, educação, economia, cultura e tudo o que impacta sua vida. Com linguagem acessível e conteúdo verificado, a Tribuna entrega informação de qualidade, sem perder a agilidade que o seu dia exige.

Pesquisa