Às vésperas do centenário do movimento Art Déco, Goiânia reforça suas ações culturais para valorizar esse importante legado histórico. A partir desta quarta-feira (25), o Museu de Imagem e Som (MIS) abre as portas para a exposição “Patrimônio Adormecido Art Déco”, com croquis artísticos do artista visual e produtor cultural Gutto Lemes. A mostra é gratuita e estará disponível para visitação até o dia 31 de outubro, no MIS, localizado na Praça Cívica, no centro da cidade.
A exposição apresenta uma coleção de desenhos feitos com lápis de cor e caneta hidrográfica que retratam os 21 bens tombados do acervo goianiense. Além disso, o documentário “Patrimônio Adormecido Art Déco” (2003) será exibido durante todo o período da mostra.
Segundo Gutto Lemes, a exposição é uma releitura da mostra original de 2003, que marcou o tombamento do acervo. “Alguns desenhos estão inacabados como um reflexo da percepção de que o patrimônio Art Déco de Goiânia ainda carece de maior preservação e visibilidade. Muito ainda pode ser feito para valorizar esse acervo”, explica o artista.
O movimento Art Déco teve origem na França, em 1925, influenciando as artes visuais, arquitetura, design, moda e cinema. Para Gutto Lemes, Goiânia tem o potencial de se tornar a capital brasileira do Art Déco e ser reconhecida globalmente por sua arquitetura moderna, especialmente com a chegada dos 100 anos do movimento, em 2025.
A exposição faz parte da programação do Goiânia Art Déco Festival 2024 e conta com o apoio da Associação Goiana de Artes Visuais (AGAV) e da Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás).
Serviço:
- Exposição: “Patrimônio Adormecido Art Déco”
- Abertura: 25 de setembro, às 10h
- Visitação: de 25 de setembro a 31 de outubro
- Local: Museu de Imagem e Som (MIS), Praça Cívica, Setor Central, Goiânia