Reeleito em novembro com mais de 80% dos votos, Rafael Lara Martins assume nesta sexta-feira (14) seu segundo mandato à frente da OAB-GO. A nova gestão terá como foco a modernização da advocacia, a defesa das prerrogativas e medidas para fortalecer a atuação dos profissionais no estado.
Entre as propostas para o triênio 2025-2027, estão a criação de um hub jurídico para startups, cursos sobre inteligência artificial aplicada ao Direito e suporte técnico para advogados, incluindo programas de reestruturação para escritórios com mais de cinco anos de atuação.
A nova gestão pretende reforçar a defesa das prerrogativas com a implantação de plantões presenciais da Comissão de Direitos e Prerrogativas em unidades do sistema de Justiça e Segurança Pública. Outra medida será a cobrança para que os honorários da advocacia dativa sejam pagos dentro do mesmo ano do protocolo.
A Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag) oferecerá suporte técnico para advogados, com foco no uso de ferramentas digitais do judiciário e outras demandas relacionadas ao exercício profissional.
A OAB-GO lançará uma trilha de primeiros passos na advocacia, com cursos on-line pela ESA-GO, voltados para advogados iniciantes. Também será criado um programa de conciliação entre advocacia e maternidade, com ações para apoiar advogadas que precisam equilibrar a carreira com a vida familiar.
A gestão também prevê a construção de uma nova sede, em um terreno doado pelo município. O objetivo é oferecer uma estrutura com espaços para atendimento aos advogados, serviços jurídicos e coworking.A posse da nova diretoria ocorre às 17h desta sexta-feira (14), no CEL da OAB/Casag, em Aparecida de Goiânia.