Skip to content

Podemos negocia incorporação ao PSDB, mas descarta aliança com oposição em Goiás


Avatar Por Redação Tribuna do Planalto em 27/02/2025 - 08:57

Glaustin da Fokus, deputado federal e presidente do Podemos em Goiás (Foto: Divulgação)

O presidente do Podemos em Goiás, Glaustin da Fokus, confirmou que a sigla está em diálogo com o PSDB para uma possível incorporação. No entanto, ele ressaltou que as tratativas estão sendo conduzidas pelas direções nacionais dos partidos e que isso não significa um alinhamento político no estado.

Glaustin reforçou que, apesar do respeito ao ex-governador Marconi Perillo, que preside o PSDB nacionalmente, o Podemos não pretende compor uma aliança oposicionista ao governador Ronaldo Caiado (UB).

“Sabemos que essa discussão envolve também outras legendas, como Republicanos e Solidariedade, após tentativas não concretizadas com PSD e MDB. De qualquer forma, esse é um debate que ainda está sendo conduzido”, afirmou Glaustin.

O presidente estadual do Podemos destacou que a negociação com o PSDB não implica, necessariamente, em um alinhamento político em Goiás. “Respeitamos profundamente a trajetória e a liderança do ex-governador Marconi Perillo, mas é importante frisar que essa negociação se refere à estrutura partidária. Falar em aliança com a oposição é uma construção naturalmente muito complexa e pouco provável”, explicou.

Glaustin faz parte da base de apoio do governador Ronaldo Caiado desde sua eleição, em 2018, e reafirmou sua intenção de permanecer nessa posição.

Já Marconi Perillo articula a viabilização de uma candidatura ao Senado fora da base caiadista e até mesmo um projeto oposicionista ao vice-governador Daniel Vilela (MDB), o que torna a convergência entre os planos estaduais dos dois partidos ainda mais difícil.

 

Pesquisa