A Prefeitura de Goiânia descartou qualquer possibilidade de prorrogação do prazo para a retirada de ambulantes da Região da 44 e confirmou que a fiscalização começará já na próxima segunda-feira (1º). A decisão foi reforçada pelo prefeito Sandro Mabel (UB) durante reunião com comissão de vereadores, nesta sexta-feira (28).
A Tribuna do Planalto havia antecipado que vereadores integrantes de uma Comissão Temporária da Câmara Municipal iria apresentar sugestões a Mabel, como a manutenção de dois dias da semana para que os trabalhadores atuassem nas ruas, em horários determinados pelo poder público. A ideia foi rechaçada pelo Paço.
Segundo o município, os trabalhadores informais terão duas alternativas: realocação para a Feira Hippie ou ocupação de salas vazias em galerias comerciais, pagando apenas o condomínio. O objetivo, de acordo com a Prefeitura, é desobstruir as calçadas e vias no entorno das galerias comerciais até 31 de março.
“Não estamos retirando os ambulantes, mas oferecendo alternativas como a Feira Hippie e espaços dentro das lojas. O que não pode continuar é a ocupação desordenada das ruas, prejudicando lojistas regularizados e dificultando a mobilidade dos consumidores”, afirmou Mabel. O prefeito destacou ainda que a permanência dos camelôs nas ruas prejudica lojistas regularizados e dificulta a mobilidade dos consumidores.
Segundo o presidente da Associação dos Feirantes da Feira Hippie, Valdivino da Silva, já foram preparados cerca de 1.200 lugares ociosos para receber novos permissionários. Ainda há por parte do grupo resistência quanto aos lugares que, segundo afirmam, são distantes dos lugares de maior movimento da feira.
A Secretaria Municipal de Eficiência será responsável por coordenar as ações de fiscalização, que contarão com o apoio da Guarda Municipal e da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma).
A reunião contou com a presença dos onze vereadores, sendo Tião Peixoto (PSDB), Welton Lemos (Solidariedade), Igor Franco (MDB), Sanches da Federal (PP), Coronel Urzeda (PL), Oséias Varão (PL), Dr. Gustavo (Agir), Edward Madureira (PT), Sargento Novandir (MDB), Heyler Leão (PP) e Daniela da Gilka, do PRTB.