Skip to content

Prefeitura remove quase mil árvores que caíram com as fortes chuvas

Ação também removeu 491 galhos, além de outras 149 árvores oriundas de processos autorizados pela Amma


Avatar Por Redação Tribuna do Planalto em 19/03/2025 - 15:01

Trabalhadores da Comurg removem árvores que caíram com as chuvas (Foto: Comurg)

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização (Comurg), recolheu quase 1 mil árvores que caíram em 75 dias por conta das fortes chuvas. Nesse mesmo período, 491 galhos que desprenderam das árvores por conta de temporais também foram recolhidos. Como ação preventiva, a Companhia realiza podas em diversas regiões, medida que tem se mostrado eficaz na diminuição dos casos de quedas. O serviço foi intensificado para lidar com os impactos das chuvas intensas esperadas entre janeiro e março.

A operação ocorre em duas fases. Primeiramente, realiza-se a remoção das árvores que obstruem vias e calçadas. Em seguida, a equipe coleta o material desprendido. Nos casos em que galhos entram em contato com a fiação elétrica, a Equatorial é acionada para desativar temporariamente a rede de energia e garantir a segurança dos trabalhadores.

Em um monitoramento da Companhia, ficou constatado que bairros como Setor Sul, Vila Santa Helena, Vila Rosa, Setor Bela Vista, Setor Crimeia, Parque Anhanguera, Parque Amazônia, Jardim América, Jardim Guanabara e Jardim Guanabara III são exemplos de locais com ocorrências frequentes.

Processos em andamento

Atualmente, a Comurg enfrenta uma demanda acumulada de 211 processos autorizados pela Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) de retiradas de árvores para serem executados em 2025. Além disso, há 2.148 pendências da mesma natureza referentes a 2024. Até o momento, a empresa já removeu 149 árvores e está comprometida em regularizar os serviços deixados pela administração anterior.

“As equipes atuam com recursos limitados, uma vez que seis caminhões com cesto aéreo, destinados às podas e remoções, foram devolvidos pela gestão anterior”, ressalta o presidente da Companhia, Cleber Aparecido Silva. Ele destaca que há um processo licitatório em andamento para locação de veículos.

A Comurg é responsável pela remoção de árvores caídas em áreas públicas, e os pedidos podem ser feitos pelo WhatsApp: (62) 99855-8555. Além disso, a Companhia realiza a retirada de árvores mortas e secas em canteiros centrais, conforme a Lei do Plano Diretor de Arborização Urbana, sem necessidade de laudo da Amma.

Pesquisa