A Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) informou à Justiça Eleitoral que Fred Rodrigues (PL), candidato à Prefeitura de Goiânia, não concluiu o curso de Direito na instituição. A confirmação foi feita em um documento protocolado nesta terça-feira (22), em resposta a uma solicitação da coligação “União por Goiânia”, encabeçada por Sandro Mabel (União Brasil), que questionava a formação acadêmica do ex-deputado estadual.
De acordo com a PUC-GO, Fred Rodrigues ingressou no curso de Direito no segundo semestre de 2004, via transferência de outra instituição, mas não cumpriu integralmente os requisitos do currículo, faltando completar 200 horas de atividades complementares. A universidade também destacou que o cadastro acadêmico do candidato foi desativado em 2013, conforme o regimento da instituição.
O documento ainda esclarece que Fred Rodrigues nunca colou grau, não solicitou transferência para outra universidade e a PUC-GO nunca expediu um diploma de Direito em seu nome. Além disso, a instituição não possui registros de que ele tenha obtido o diploma em outra faculdade.
Em nota, Fred Rodrigues esclareceu: “Todas as disciplinas do curso de Direito foram concluídas, não restando nenhuma matéria pendente. As horas complementares, que deveriam ser validadas, não foram concluídas porque decidi não seguir carreira jurídica, já atuava nas áreas digital e de comunicação”.
O candidato também admitiu que houve um erro no registro de sua candidatura, atribuindo o equívoco à sua equipe jurídica. “O preenchimento do registro de candidatura e a elaboração do Plano de Governo foram realizados pela equipe jurídica, à qual já determinei a correção do erro”, explicou. Fred também ressaltou que nunca se apresentou publicamente como advogado ou bacharel em Direito, e que seu perfil na Assembleia Legislativa sempre indicou “Ensino Superior Incompleto ou Concluindo Bacharelado”.