Skip to content

Receita Federal desmente Fake News sobre impostos em medalhas olímpicas

Receita Federal esclarece que medalhas olímpicas não são tributadas, mas remunerações adicionais podem estar sujeitas ao imposto de renda


Avatar Por Redação Tribuna do Planalto em 07/08/2024 - 12:30

Bia Ferreira recebe a medalha de bronze da categoria do peso-leve: não mexam no meu prêmio. Foto:Alexandre Loureiro/COB
Bia Ferreira recebe a medalha de bronze da categoria do peso-leve: não mexam no meu prêmio. Foto:Alexandre Loureiro/COB

A Receita Federal divulgou uma nota à imprensa nesta quarta-feira, 07, para esclarecer a disseminação de informações falsas sobre a tributação de medalhas conquistadas pelos atletas brasileiros nas Olimpíadas de Paris. De acordo com a Receita, os atletas não precisam pagar impostos sobre as medalhas recebidas, que são consideradas prêmios oficiais e não estão sujeitas ao imposto de renda.

No entanto, a Receita ressalta que outras remunerações recebidas pelos atletas, como pagamentos do Comitê Olímpico Brasileiro, federações esportivas, clubes, empresas e patrocinadores, são tributadas como qualquer outra remuneração, caso o valor ultrapasse a faixa de isenção do imposto de renda, que atualmente é de dois salários mínimos.

A Receita Federal enfatiza que a legislação fiscal é aplicável a todos os trabalhadores brasileiros e que a isenção fiscal só pode ser concedida por meio de uma lei aprovada pelo Congresso Nacional.

Avatar

O Tribuna do Planalto, um portal comprometido com o jornalismo sério, ágil e confiável. Aqui, você encontra análises profundas, cobertura política de bastidores, atualizações em tempo real sobre saúde, educação, economia, cultura e tudo o que impacta sua vida. Com linguagem acessível e conteúdo verificado, a Tribuna entrega informação de qualidade, sem perder a agilidade que o seu dia exige.

Pesquisa