Ainda restam três rodadas na série B, mas podemos cravar que Santos, Novorizontino e Mirassol já estão garantidos na Série A. A última vaga está sendo disputada por Sport Recife, Ceará e Goiás. Ao ser derrotado essa semana pelo Operário de Ponta Grossa, o Sport Recife fez crescer as chances de Ceará e Goiás na disputa pela quarta vaga. Ao Goiás, resta apenas uma possibilidade, vencer as três partidas que faltam, contra CRB, Amazonas e Novorizontino e torcer por tropeços de seus concorrentes. O Goiás está motivado, mas é muito difícil.
O Vila Nova deu adeus à possibilidade de acesso, mas não foi nas duas últimas derrotas contra Avaí e Santos. O Vila foi muito irregular na competição. Não houve equilíbrio, ganhou quase todas partidas no OBA, mas perdeu quase todas fora de casa. Uma classificação não se conquista assim, é preciso ganhar em casa como o Vila ganhou, mas é indispensável conquistar pontos fora de casa também.
Frontini – Nesta semana, o que chamou a atenção no Vila Nova não foi a dispensa do diretor de futebol Frontini, que já estava desgastado depois de quatro anos sem ganhar nenhum título, mas o desejo do presidente Hugo Bravo de ser presidente e diretor de futebol ao mesmo tempo. Será que funciona? Esse modelo é adotado no Atlético Goianiense, onde Adson acumula essas funções. Deu certo até um certo momento, hoje não dá mais. Adson sente o peso de administrar o clube ainda ter a responsabilidade de contratar bons jogadores e montar um elenco competitivo. Esse ano não deu. E olha que Adson Batista dedica tempo integral ao Atlético, o que não é o caso do presidente do Vila Nova.
Penso que no Vila será difícil dar certo. Hugo Bravo é oficial de alta patente da Polícia Militar, seu tempo é curto até mesmo para gerir os destinos do Vila Nova. Acumular a função de diretor de futebol seria praticamente impossível. É uma missão que exige tempo integral, conhecimento do mercado, relacionamento nos clubes do Brasil e do exterior. No alvi-rubro existem bons nomes que poderiam ocupar essa função, caso contrário, melhor seria buscar no mercado um profissional do futebol, para ajudar o Vila a voltar a ganhar o título estadual e quem sabe, conquistar o direito de disputar pela primeira vez o campeonato brasileiro da série A.