Skip to content

TCM instaura investigação sobre possível fechamento do CMEI Santos Dumont em Goiânia

TCM-GO abre investigação após denúncias sobre fechamento do CMEI Santos Dumont e possível remanejamento de crianças para unidades já saturadas


Avatar Por Redação Tribuna do Planalto em 26/11/2025 - 09:55

cmei-santos-dumont.webp
TCM instaura processo para apurar fechamento do CMEI Santos Dumont (Foto: Reprodução / Google Street View)

O Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO) instaurou o processo nº 11.517/2025 para apurar alterações relacionadas ao fechamento e à suspensão das atividades do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Santos Dumont, na região Oeste de Goiânia. A investigação foi aberta após denúncias apresentadas por parlamentares da Câmara Municipal, que contestam a interrupção das atividades da unidade e cobram transparência da gestão municipal.

A representação que deu origem ao processo foi protocolada pela vereadora Kátia Maria (PT) no dia 17 deste mês. No documento, ela aponta a ausência de laudos técnicos que justifiquem o fechamento emergencial; possível mudança de finalidade do imóvel; redução da oferta de vagas de educação infantil na região; remanejamento de crianças para unidades já saturadas; e indícios de decisão orientada por contenção de gastos sem estudo de impacto ou transparência sobre recursos vinculados à educação.

Katia solicita medida cautelar para suspender qualquer ato de desativação ou alteração estrutural até a conclusão das apurações.

O caso já tinha repercutido no Legislativo. O vereador Professor Edward Madureira (PT) havia protocolado representação no Tribunal pedindo a suspensão imediata de encerramentos de turmas, turnos e unidades da educação infantil na capital.

Na Câmara, o vereador Igor Franco (MDB) afirmou que o CMEI Santos Dumont seguia em funcionamento regular e recebendo recursos federais para reforma, e questionou o remanejamento de crianças para o CMEI Fabiano de Cristo, que, segundo relatos e imagens apresentadas em plenário, enfrenta superlotação.

A vereadora Aava Santiago (PSDB) também acionou o Ministério Público de Goiás solicitando investigação sobre o fechamento abrupto de unidades sem justificativas técnicas.

Denúncia

Famílias denunciam que a prefeitura comunicou a reforma do prédio e o deslocamento das crianças sem previsão de retorno, apesar de a unidade ter passado por investimentos recentes. Pais e servidores questionam a ausência de estudos divulgados publicamente.

Com a instauração do processo, o TCM-GO poderá requisitar documentos, determinar diligências e analisar o pedido de cautelar feito na representação. O órgão agora deve verificar a motivação das mudanças e o impacto para a rede municipal de educação infantil.

Resposta

A Tribuna do Planalto solicitou posicionamento da Secretaria Municipal de Educação (SME) sobre a abertura da investigação, nesta quarta-feira (26), e aguarda retorno.

Anteriormente, a pasta havia informado que “o prédio utilizado pelo CMEI Santos Dumont é construído em estrutura de placas e com área externa que não atende de forma adequada às especificidades da Educação Infantil” e que por isso a “unidade passará por reforma completa”.

Segundo a SME, durante o período de obras, “as 47 crianças matriculadas serão transferidas para o CMEI Fabiano de Cristo, localizado no mesmo setor, a aproximadamente 1 km de distância, garantindo a continuidade do atendimento, a melhoria da qualidade e o uso responsável dos recursos públicos, uma vez que o espaço será requalificado e a unidade reaberta após a reforma”.

Leia mais:
https://tribunadoplanalto.com.br/parlamentares-reagem-a-possibilidade-de-fechamento-de-cmeis-em-goiania/

Avatar

O Tribuna do Planalto, um portal comprometido com o jornalismo sério, ágil e confiável. Aqui, você encontra análises profundas, cobertura política de bastidores, atualizações em tempo real sobre saúde, educação, economia, cultura e tudo o que impacta sua vida. Com linguagem acessível e conteúdo verificado, a Tribuna entrega informação de qualidade, sem perder a agilidade que o seu dia exige.

Pesquisa