O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) decidiu, em sessão realizada na noite desta quarta-feira (11), retirar o tempo de propaganda partidária de rádio e TV do PP da coligação liderada pelo PSD, encabeçada pelo senador Vanderlan Cardoso, candidato à Prefeitura de Goiânia. Por cinco votos a dois, o tribunal determinou que o PP não poderá integrar nenhuma chapa majoritária ou coligação nas eleições de 2024.
A decisão do TRE-GO encerra a disputa entre as coligações de Sandro Mabel (União Brasil) e Vanderlan Cardoso (PSD), que disputavam o apoio do PP. Até então, o senador contava com o médico e ex-vereador Paulo Daher como seu vice. Agora, ambas as coligações pretendem recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para reverter a medida.
Com a exclusão do PP da chapa majoritária, Vanderlan Cardoso deverá indicar um novo vice. Fontes ligadas à campanha apontam que Sucena Hummel, presidente licenciada do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO), é a mais cotada para a vaga. O senador já elogiou Hummel anteriormente, destacando sua capacitação técnica e experiência política.