A Universidade Federal de Goiás (UFG) irá realizar nos dias 6 e 7 de maio um evento tradicional e muito aguardado por todos aqueles que querem se tornar estudantes dessa instituição, conhecida pela sua excelência no Ensino e por ser a porta de entrada para uma formação profissional bem sucedida. O Espaço das Profissões 2025 espera receber mais de 30 mil pessoas durante os dois dias do evento e dá a oportunidade de que os participantes possam, não só conhecer seus 114 cursos de graduação, mas também visitar laboratórios e conversar diretamente com estudantes que já estão fazendo os cursos de seu interesse. A visitação será gratuita e aberta ao público das 8h às 17h.
A pró-reitora adjunta de Graduação da UFG, Heliny Carneiro, explica que diversas atividades irão ser realizadas no Centro de Eventos Prof. Ricardo Freua Bufáiçal. Segundo ela, o Campus Samambaia irá receber salas interativas sobre os cursos de graduação, rotas da cultura e demais atividades distribuídas pelos espaços da UFG. “Nosso objetivo é oferecer uma imersão para que esses estudantes da educação básica conheçam a Universidade e fiquem ainda mais motivados para ingressar na nossa instituição. É uma oportunidade única e anual que realizamos, sempre antes da abertura das inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que é o primeiro passo para essa principal forma de ingresso na UFG”, explicou. Com a nota do Enem, o estudante poderá participar do Sistema de Seleção Unificado (SiSU), previsto para janeiro de 2026, e concorrerá a uma das mais de 4 mil vagas em cursos de graduação que a UFG oferece anualmente.
Além da oportunidade de conhecer os cursos, os visitantes poderão participar da programação cultural que está sendo organizada, conhecer as atividades de pesquisa, extensão, inovação, os programas e projetos acadêmicos, perspectivas profissionais para além da graduação, como serem apresentados os cursos de pós-graduação, “além de uma programação interativa e participativa, que será espalhada pelo Campus Samambaia”, frisou a profa. Larissa Evangelista, coordenadora do evento e Coordenadora da Educação Básica, vinculada a Pró-reitoria de Graduação.
Vale destacar que o site estudenaufg.prograd.ufg.br reúne todas as informações sobre os cursos de graduação da Universidade, apresentando detalhadamente as formas de ingresso e vídeos sobre os cursos. Para melhor organização do evento, e visando permitir que a UFG conheça e se prepare melhor para receber os visitantes, foi disponibilizado um site para cadastro dos interessados em participar do evento, que é totalmente gratuito.
UFG e formas de ingresso
A UFG conta com 114 cursos de graduação e uma comunidade de mais de 25 mil estudantes. Criada em 1960, a universidade é referência em pesquisa e extensão, mas, acima de tudo, tem trabalhado para que o Ensino seja priorizado e valorizado, como sua função primeira e fundamental. “Nos pautamos em valores democráticos e de promoção da justiça social, visando socializar o saber e formar profissionais capazes de promover a transformação e o desenvolvimento da sociedade”, defendeu o pró-reitor de Graduação, Israel Elias Trindade.
No último ano a UFG ofertou mais de 4 mil pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que seleciona estudantes para instituições de ensino superior a partir da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) . A seleção ocorre geralmente em janeiro, em datas determinadas pelo Ministério da Educação.
UFG no Minecraft
Em 2023, o estudante de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal de Goiás (UFG) Mykhael Lourenço de Souza, de 21 anos, viralizou na rede social X após construir uma réplica de partes do Câmpus Samambaia no jogo eletrônico Minecraft. Este ano, o jovem foi convidado a participar da organização do Espaço das Profissões 2025, que vai ocorrer nos dias 6 e 7 de maio. O câmpus digital, construído por Mykhael, vai compor a identidade visual do evento nesta edição.
A UFG entrou em contato com Mykhael para conversar sobre a possibilidade de utilizar o mapa criado por ele na divulgação do Espaço das Profissões, evento anual que recebe milhares de pessoas para conhecer as instalações e os cursos ofertados pela Universidade. No Espaço das Profissões 2025, a instituição pretende incorporar as linguagens digitais para se conectar com possíveis novos estudantes. A ideia é permitir que os visitantes interajam com o mapa durante o evento e possam explorar o câmpus no Minecraft por meio de óculos de realidade virtual, que oferecem uma experiência imersiva em jogos e entretenimento.
Minecraft é um jogo de construção em mundo aberto onde os jogadores exploram, mineram, constroem e sobrevivem em um ambiente feito de blocos. A partir dessa possibilidade, Mykhael construiu quase todas as estruturas entre a Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) e o Centro de Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal. Algumas das edificações também replicadas foram o Restaurante Universitário, a Faculdade de Artes Visuais (FAV) e todos os blocos do Instituto de Ciências Biológicas (ICB).
UFG bloco por bloco
Tudo começou em maio de 2023, quando Mykhael decidiu construir a unidade acadêmica em que estuda, a FIC, no Minecraft, e compartilhar imagens da construção em seu perfil de uma rede social. O estudante não possuía outro incentivo além da paixão pessoal pelo jogo, mas não esperava a repercussão que estava por vir. Em poucas horas, o post obteve mais de 600 curtidas e 180 compartilhamentos, com elogios e pedidos de outros estudantes da instituição para que Mykhael construísse outros prédios.
Com a repercussão positiva da FIC, o estudante foi motivado a seguir adiante com as construções. Após recriar digitalmente a Faculdade de Letras (FL), ele conquistou mais de mil curtidas e quase 300 compartilhamentos e foi, inclusive, notado pelo perfil oficial da UFG no X, que possui mais de 200 mil seguidores.