Skip to content

Vacina contra dengue do Butantan tem eficácia de 79,6%

Imunizante brasileiro terá aplicação em dose única


Avatar Por Redação Tribuna do Planalto em 31/01/2024 - 19:09

Imunizante é prometido para 2025. Foto: Governo de São Paulo

Um estudo publicado na revista científica “New England Journal of Medicine” revelou que a vacina contra a dengue em desenvolvimento pelo Instituto Butantan apresenta uma eficácia de 79,6% na prevenção da doença. A taxa de eficácia é semelhante a encontrada nos ensaios clínicos da Qdenga (80,2%), vacina contra a dengue do laboratório japonês Takeda que passará a ser ofertada no Sistema Único de Saúde (SUS) este ano, em duas doses. No caso da vacina brasileira, prometida para 2025, a aplicação será em dose única.

Os dados do estudo são acompanhados há três anos e contempla mais de 16 mil indivíduos de todo o País. Os resultados foram:

  • 89,2% de eficácia em pessoas que contraíram a doença antes do estudo;
  • 73,6% de eficácia naqueles que NUNCA tiveram contato com o vírus da dengue.

A Butantan-DV também se mostrou altamente eficaz na redução do risco de contrair dengue sintomática causada pelos sorotipos 1 e 2 da doença.

Avatar

O Tribuna do Planalto, um portal comprometido com o jornalismo sério, ágil e confiável. Aqui, você encontra análises profundas, cobertura política de bastidores, atualizações em tempo real sobre saúde, educação, economia, cultura e tudo o que impacta sua vida. Com linguagem acessível e conteúdo verificado, a Tribuna entrega informação de qualidade, sem perder a agilidade que o seu dia exige.

Pesquisa