Em 2023, a Região da 44, em Goiânia, registrou um marco histórico: metade do seu volume de vendas foi realizada online. Este dado é parte de um balanço realizado pela Associação Empresarial da Região da 44 (AER44), que também revelou uma movimentação financeira de R$ 14 bilhões.
A região atraiu 15,5 milhões de visitantes e comercializou 280 milhões de peças de roupas, a maioria proveniente de 30 municípios goianos produtores. O presidente da AER44, Lauro Naves, destacou o crescimento das vendas online e do varejo, que cresceu 30% e representou 13% do faturamento do polo.
De acordo com o presidente da AER44, Lauro Naves. a região da 44 se consolidou como um polo de turismo de compras. “Em 2023, com o apoio da maioria das galerias e shoppings, passamos a funcionar em quase todos os feriados prolongados do ano, visando receber este cliente que é o turista de compras”, detalhou Lauro.
A região passará por um amplo projeto de revitalização no primeiro semestre de 2024. “Já temos um projeto pronto e verba garantida para a instalação de nove grandes pórticos na região, implantação de placas bilíngues nas principais entradas da capital, teremos também um moderno sistema de câmeras de monitoramento para reforçar ainda mais a segurança na nossa região”, elenca Lauro Naves, ao falar do projeto de revitalização da região, que será feito por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) e financiado por verba de emenda parlamentar garantida pelo senador Wilder Morais (PL).
Outros dados do levantamento feito pela AER44 sobre o ano de 2023 mostram que o Sudeste do país continua sendo a principal origem dos compradores que visitam o polo confeccionista, com 35% dos visitantes vindos daquela região; seguido do Centro-Oeste, de onde vieram 32% dos compradores que passaram pelo polo confeccionista; depois a região Nordeste, que foi a origem de 15% dos turistas de compras; e o Norte e Sul do país, de onde vieram, respectivamente, 10% e 8% dos turistas que a Região da 44 recebeu em 2023.