Skip to content

Semana Brasileira de Educação Midiática destaca alfabetização digital

Evento busca ampliar a educação midiática nas escolas e comunidades, com programação em várias regiões


Dhayane Marques Por Dhayane Marques em 08/10/2024 - 08:12

Evento promovido pela Secom e MEC destaca temas de alfabetização midiática e informacional. Foto: Reprodução

A segunda edição da Semana Brasileira de Educação Midiática (SBEM) inicia nesta terça-feira, 29, no auditório do Anexo do Ministério da Educação (MEC), em Brasília, às 14h. Aberta ao público e com inscrições gratuitas, a SBEM visa reunir educadores e interessados no tema para discutir e organizar atividades ligadas à educação midiática em escolas e comunidades. Este ano, o evento aborda o tema “Conectando territórios e diversidades” e se alinha à Media and Information Literacy Week 2024, promovida pela UNESCO, reforçando a presença do Brasil no cenário internacional.

Para participar, educadores e organizações podem propor atividades de educação midiática por meio de um formulário no site da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom PR). Essas atividades se somarão a uma agenda nacional de iniciativas, que inclui oficinas, rodas de conversa e mesas de discussão sobre temas como meio ambiente, mudanças climáticas, e o papel da comunicação pública no combate à desinformação. Além disso, o evento oferece materiais educativos, como planos de aula e conteúdos inspiradores, para apoiar educadores e organizadores.

A 2ª SBEM conta com apoio do MEC, da UNESCO, e de entidades como a Undime e o Consed, garantindo que a discussão sobre inclusão digital e habilidades midiáticas atinja o maior número possível de participantes. No ano anterior, a SBEM contou com mais de 400 atividades em 24 estados, alcançando um público potencial de 54 mil pessoas.

Dhayane Marques

Dhayane Marques é jornalista formada pela PUC-GO. Atualmente é Diretora de Programas da TV Pai Eterno e repórter no jornal Tribuna do Planalto e Tribuna de Anápolis, nas editorias de cidades, educação, economia, agro, diversão e arte.

Pesquisa