As investigações sobre as explosões ocorridas na noite desta quarta-feira (13) em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF) ganharam um novo capítulo. Um veículo, identificado como pertencente a Francisco Wanderley Luiz, conhecido como Tiu França, ex-candidato a vereador pelo Partido Liberal (PL) em Rio do Sul no interior de Santa Catarina, foi encontrado no local do incidente.
A família de Tiu França confirmou que o filho recebeu uma ligação informando sobre um acidente envolvendo o pai em Brasília. Mais tarde, a informação foi confirmada pela assessoria do Governo do Distrito Federal.
Em entrevista coletiva, a governadora em exercício, Celina Leão (PL), e o secretário executivo de Segurança Pública, Alexandre Patury, destacaram que uma perícia estava em andamento, mas sem apontar qualquer resultado até o fechamento desta publicação.
As explosões, ocorridas por volta das 19h30, causaram pânico na Praça dos Três Poderes e levaram à evacuação do STF. Ministros, servidores e o público presente foram retirados do prédio após ouvirem dois fortes estrondos. A sessão que analisava uma ação sobre letalidade policial em favelas foi interrompida.
As autoridades reforçaram a segurança na região e isolaram a área para os trabalhos periciais. O acesso à Esplanada dos Ministérios foi fechado, e uma varredura completa está sendo realizada para garantir a segurança de todos.
A motivação do crime ainda é desconhecida, e as investigações estão em curso para esclarecer os fatos. A Polícia Civil trabalha com diversas hipóteses, incluindo a possibilidade de um atentado.