O 10º DIGO – Festival Internacional de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero de Goiás acontece entre os dias 12 e 15, no Cine Ouro, em Goiânia. Considerado o maior festival sobre diversidade do Centro-Oeste, o evento celebra a inclusão e a criatividade com uma programação diversa e gratuita, incluindo filmes, debates, espetáculos teatrais, shows e lançamentos de livros.
Nesta edição, o tema “Natal da Diversidade” guia as atividades. Contemplado pelo Edital nº 8/2023 da Lei Paulo Gustavo, o DIGO reúne artistas de todo o Brasil e outros países, abordando temáticas LGBTQIAPN+ e promovendo diálogos sobre questões sociais. Segundo Cristiano Sousa, diretor do evento, o festival destaca histórias muitas vezes invisibilizadas, valorizando as diferentes vivências que compõem a identidade brasileira.
Programação
A abertura oficial ocorre no dia 12, às 20h, no teatro do Centro Cultural Goiânia Ouro, após a exibição de sete curtas-metragens internacionais e do longa brasileiro Peixe Abissal. Nos dias seguintes, serão exibidos filmes nacionais e internacionais, além de apresentações de stand-up comedy, performances artísticas e bate-papos com temas ligados à diversidade e ao mercado de trabalho.
No encerramento, no dia 15, o público poderá conferir o curta-metragem Impressões das Personagens Transgêneras do Cinema Brasileiro, seguido do brunch Digo Happy Day, no Dox Garden Coworking, celebrando o festival com um bate-papo especial e performances artísticas.
Serviço
- Data: 12 a 15
- Local: Cine Ouro (Setor Central), Teatro Zabriskie (Setor Pedro Ludovico) e Dox Garden Coworking (Setor Marista)
- Ingressos: Gratuitos, disponíveis no Sympla
- Classificação: 18 anos
- Mais informações: Site oficial do festival ou perfil no Instagram @digofestival