O prefeito Sandro Mabel (UB) garante que o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) será o candidato da federação PP-União à Presidência da República caso atinja ao menos 10% nas pesquisas de intenção de voto. Este foi o acordo do qual participou, na noite desta quarta-feira (23), em Brasília, em reunião que contou com a participação dos presidentes do PP, Ciro Nogueira, e Antônio Rueda, do União Brasil.
Em entrevista ao colunista Domingos Ketelbey, da Tribuna do Planalto, Mabel disse que Caiado está animado com a definição. Segundo o prefeito, ele disse ao governador que “esta é a chance da vida dele”.
Segundo Mabel, o governador já tem um acordo com os partidos que formam a federação para assumir a candidatura ao Planalto. “Ele já pode sair falando de ser candidato. Se amanhã ele, por acaso, não atingir [os 10%], o que eu acho muito difícil, ele tem a prerrogativa de indicar o vice”, explicou.
Questionado se um eventual lançamento de candidatura própria pelo PL, com apoio direto do ex-presidente Jair Bolsonaro, poderia enfraquecer a campanha de Caiado, Mabel minimizou. “A candidatura do Bolsonaro é mais de extrema direita. A do Caiado, de centro-direita. Isso é normal. Já aconteceu aqui em Goiânia. Eu era uma candidatura de centro-direita, e o Fred era de extrema direita. No segundo turno, o eleitor costuma buscar o equilíbrio”, comparou, referindo-se à eleição municipal de 2024.
Vice na manga
Na conversa com o colunista da Tribuna do Planalto, Mabel também confirmou que há um pré-acordo para que, caso não concorra à Presidência, Caiado tenha a prerrogativa de indicar o nome do vice na chapa da federação.
Há expectativa de que Caiado assuma a presidência do novo bloco partidário, o que daria liberdade para trabalhar a pré-candidatura, com acesso a tempo de TV, recursos eleitorais e condições de construir apoio político nacional.