Skip to content

Bônus de servidores da Educação de Goiânia será pago até 31 de dezembro

Projeto aprovado pela Câmara autoriza pagamento em parcela única e fixa critérios para concessão do benefício aos profissionais da rede municipal


Avatar Por Redação Tribuna do Planalto em 12/12/2025 - 07:59

Os valores a serem pagos são oriundos da economia do município realizada pela Educação Foto: Alex Malheiros
Texto aprovado em plenário define valores, condicionantes e abre margem para ampliação do bônus (Foto: Divulgação)

A Câmara Municipal de Goiânia aprovou, em segunda e última votação nesta quinta-feira (11), o projeto de lei que autoriza o prefeito Sandro Mabel (União Brasil) a pagar um bônus de fim de ano para professores e servidores administrativos da rede municipal de Educação. O autógrafo da lei será encaminhado ao prefeito para sanção nos próximos dias, e o pagamento deve ocorrer até 31 de dezembro, em parcela única.

Os valores variam conforme a função e a carga horária. Servidores administrativos receberão R$ 2,5 mil. Professores com jornada de 30 horas-aula semanais terão direito a R$ 5 mil; os de 40 horas, a R$ 6,6 mil; e os de 60 horas-aula, assim como servidores comissionados da área, receberão R$ 10 mil.

De acordo com a proposta, horas extras não entram no cálculo do benefício. A legislação municipal estabelece que cada hora-aula na rede tem duração de 50 minutos. Para servidores com carga horária diferente dos padrões de 30, 40 ou 60 horas, o valor será calculado proporcionalmente.

Não terão direito ao bônus servidores da Secretaria Municipal de Educação que estejam cedidos a outros órgãos, mesmo dentro da própria prefeitura, ou que exerçam funções sem vínculo direto com as atividades de ensino.

Uso do recurso e comprovação

O pagamento do bônus está condicionado à comprovação de gastos em pelo menos uma das finalidades previstas em lei. São elas:

  • aquisição de equipamentos (com nota fiscal);

  • contratação de plano de acesso à internet;

  • realização de cursos de aperfeiçoamento ou pós-graduação;

  • ações pedagógicas;

  • atividades administrativas voltadas à manutenção da qualidade do ensino ou ao desempenho operacional da rede.

Segundo o vereador Anselmo Pereira (MDB), presidente da Câmara, o trâmite será acelerado. “O autógrafo será assinado imediatamente e levado ao prefeito para publicação no Diário Oficial e inclusão na folha. O Natal dos servidores da Educação será com bônus”, afirmou.

Na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o projeto recebeu uma emenda do vereador Wellington Bessa, ex-secretário municipal de Educação, que autoriza o Executivo a conceder um valor adicional de até 50% do bônus previsto, desde que haja disponibilidade orçamentária e financeira.

Leia mais:
https://tribunadoplanalto.com.br/mabel-envia-projeto-a-camara-para-bonus-de-ate-r-10-mil-aos-servidores-da-educacao/

Avatar

O Tribuna do Planalto, um portal comprometido com o jornalismo sério, ágil e confiável. Aqui, você encontra análises profundas, cobertura política de bastidores, atualizações em tempo real sobre saúde, educação, economia, cultura e tudo o que impacta sua vida. Com linguagem acessível e conteúdo verificado, a Tribuna entrega informação de qualidade, sem perder a agilidade que o seu dia exige.

Pesquisa