Skip to content

Coordenação motora, autoestima e controle de ansiedade: como a pintura ajuda crianças e adolescentes

Escola promove aulas de pintura em tela e aponta benefícios que vão de criatividade a melhora na produção textual


Avatar Por Redação Tribuna do Planalto em 20/05/2025 - 13:13

No contraturno das aulas obrigatórias do currículo do MEC, estudantes aprendem técnicas de pintura e colhem benefícios

Em tempos de discussão sobre os malefícios de excesso no uso de celulares, tablets e TV por crianças e adolescentes, a pintura e as atividades artísticas podem ser alternativas interessantes não apenas para passar o tempo ou para serem usadas como hobby. No contraturno das aulas obrigatórias do currículo do MEC, estudantes aprendem técnicas de pintura e colhem benefícios como aprimoramento de coordenação motora fina, controle de ansiedade e impulsividade, desenvolvimento de criatividade e imaginação, além de habilidades cognitivas como atenção e percepção.

Pedagoga e artista visual, a diretora do Colégio Degraus, Cordilina Guimarães Masson explica que a pintura e o desenho ajudam no desenvolvimento da aprendizagem. “Ao desenhar ou pintar, eles aprendem a observar, analisar e interpretar o mundo ao seu redor, fatores que são necessários para a resolução de problemas e produção textual, por exemplo”, completa.

Professora de pintura da escola, Maria Nonato é formada em Artes Visuais pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e fez um curso de pintura em 2002. Desde então, ela conta que se apaixonou pelas aulas. Começou em casa, com alguns alunos antes de aplicar aulas em escolas. No total, soma 15 anos de ensino. No Degraus, as aulas estão disponíveis a partir do 1º ano do Ensino Fundamental, para crianças a partir de 5 anos.

“A forma de pegar o pincel ou o lápis para desenhar exige controle dos dedos e do punho. De forma repetitiva, fortalece os músculos da mão e do punho. A pintura que acontece dentro dos contornos, por sua vez, ajuda no desenvolvimento da coordenação motora fina. Estamos falando, por exemplo, de quando os alunos desenham dentro das pétalas, flores, folhas”, explica a professora.

A pintura também ajuda no controle da ansiedade. A atividade permite que os alunos expressem seus sentimentos e trabalha com foco por exigir atenção e concentração. Também aumenta autoestima e confiança, já que os alunos tendem a se sentir realizados. “Já recebi muitos depoimentos de melhora em comportamento”, completa.

Nas aulas disponibilizadas são utilizadas técnicas de desenho e pintura a óleo sobre tela. Dentro da pintura, a professora trabalha estilos como: pôr do sol, paisagem, animais, flores, e abstrato.

Ipasgo Saúde prorroga vencimento das coparticipações de 2024 para sexta-feira (23/5)

Avatar

O Tribuna do Planalto, um portal comprometido com o jornalismo sério, ágil e confiável. Aqui, você encontra análises profundas, cobertura política de bastidores, atualizações em tempo real sobre saúde, educação, economia, cultura e tudo o que impacta sua vida. Com linguagem acessível e conteúdo verificado, a Tribuna entrega informação de qualidade, sem perder a agilidade que o seu dia exige.

Pesquisa