A partir desta semana, o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) descentraliza o atendimento para pessoas com deficiência, ampliando o acesso à CNH PCD com a criação de junta médica e prova prática nos municípios-polo. A descentralização do atendimento às pessoas com deficiência (PCD), tem início esta semana, permitindo que os usuários realizem exames e avaliações médicas fora da capital, Goiânia. A medida tem como objetivo facilitar o processo de obtenção ou migração da Carteira Nacional de Habilitação para a categoria PCD, promovendo mais inclusão e acessibilidade.
Municípios-polo como Anápolis serão os primeiros a oferecer junta médica e junta técnica, que até então estavam disponíveis apenas na sede do Detran-GO, na capital. A mudança busca reduzir o deslocamento de candidatos com deficiência e oferecer mais comodidade no processo de habilitação.
Além disso, o Detran-GO permitirá que as provas práticas de direção sejam realizadas em veículos particulares, desde que estejam devidamente adaptados e homologados pela junta médica, conforme determina a legislação vigente.
O presidente do Detran-GO, Delegado Waldir, apresentará os detalhes do plano de descentralização em entrevista coletiva na próxima segunda-feira (16), às 8h30. Representantes de entidades de defesa dos direitos das pessoas com deficiência também participarão do evento.
A iniciativa reforça o compromisso do Detran-GO com a inclusão social, ampliando o acesso da população PCD aos serviços de habilitação com mais agilidade, dignidade e respeito às suas necessidades.
CNH PCD (Carteira Nacional de Habilitação para Pessoas com Deficiência) é um documento que permite que pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida possam dirigir, com as adaptações necessárias. O processo para obter a CNH PCD é semelhante ao da CNH tradicional, mas com algumas etapas adicionais, como avaliação médica e, em alguns casos, adaptações no veículo.