skip to Main Content

Estudantes da UFG vão à final de programação no Cazaquistão

Equipe formada por alunos da UFG recebeu apoio financeiro do Governo de Goiás, por meio da Fapeg


Avatar Por Redação Tribuna do Planalto em 27/05/2024 - 11:14

De malas prontas: equipe apoiada pelo Governo de Goiás treina para representar o estado em concurso internacional, em setembro. Foto: Fapeg
De malas prontas: equipe apoiada pelo Governo de Goiás treina para representar o estado em concurso internacional, em setembro. Foto: Fapeg

Estudantes do Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás (UFG) foram classificados para a fase final do Concurso Internacional de Programação Universitária, que será realizado de 15 a 20 de setembro em Astana, no Cazaquistão. A equipe “Monkeys: Karasuno”, composta pelos alunos Nelsi de Sousa Barbosa Junior, Dayllon Xavier e Gustavo Machado, recebeu apoio financeiro do Governo de Goiás, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), para participar do evento.

Os goianos garantiram a classificação ao terminar na 10ª posição na etapa continental da América Latina, realizada na Universidade Jesuíta de Guadalajara, no México. O patrocínio faz parte de um convênio com a UFG, que prevê um investimento de R$ 200 mil até 2026 em pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Marcos Arriel, presidente da Fapeg, celebrou a conquista, destacando o compromisso do Estado em proporcionar oportunidades para jovens talentos. O coordenador da equipe, professor Humberto José Longo, ressaltou a importância das várias etapas preparatórias para desenvolver habilidades cruciais, como resolução de problemas e trabalho em equipe.

Gustavo Machado, integrante da equipe, possui que a preparação intensa, com treinos diários de pelo menos quatro horas, foi fundamental para o desempenho no nível competitivo exigido pela maratona de programação, voltado para alunos de graduação e início de pós-graduação nas áreas de Computação e fins.