Skip to content

Ex-secretário de Finanças de Rogério Cruz assume cargo na pasta de Negócios e Parcerias de Mabel

A proposta central da pasta, segundo Mabel, é tornar esses espaços sustentáveis financeiramente e atrativos para investimentos


Avatar Por Redação Tribuna do Planalto em 05/04/2025 - 07:07

Ex-secretário de Finanças de Rogério Cruz passa a integrar pasta coordenada por diretor da FIEG, como “colaborador eventual” de Mabel (Foto: Divulgação)

O prefeito Sandro Mabel (UB) nomeou, nesta quinta-feira (3), Cleyton da Silva Menezes para uma diretoria na Secretaria Municipal de Gestão de Negócios e Parcerias. Menezes foi o quarto e último secretário de Finanças da gestão Rogério Cruz (Solidariedade) e fez parte do grupo de transição de governo, representando a administração Cruz.

Ele assume o cargo de Diretor Comercial, de Parcerias e Concessões. Além de Cleyton, a administração de Sandro Mabel abriga outros quadros da gestão anterior em cargos de diretoria. A exceção de Tarcísio Abreu, que era presidente da CMTC e continua ocupando cargo de primeiro escalão, como Secretário Municipal de Engenharia de Trânsito.

Cleyton é servidor efetivo da Secretaria de Estado da Administração do Governo de Goiás, onde ocupa o cargo de Técnico de Gestão Pública, mas ocupou diferentes funções na Prefeitura de Goiânia desde que foi cedido ao município. A última posição foi secretário de Finanças, a partir de outubro de 2024, em substituição a Vinícius Alves.

A nomeação de Cleyton Menezes ocorre semanas após a apresentação do secretário-executivo José Silva Soares Neto como responsável legal da pasta. Com cargo de primeiro escalão vago, a gestão Mabel aposta em colaboradores temporários não remunerados para tocar a estrutura.

Inicialmente, foi apresentado o empresário e diretor da FIEG Flávio Rassi como colaborador eventual. Ele foi o segundo nome apresentado, depois que o vereador Lucas Kitão (União Brasil) declinou do comando da pasta.

A presença de Flávio Rassi na estrutura da secretaria reforça a influência do setor empresarial na gestão Mabel. Rassi é diretor da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), entidade que Mabel presidiu antes de assumir a Prefeitura de Goiânia.

Segundo a Prefeitura, a secretaria foi criada para aproximar a administração pública da iniciativa privada, coordenando projetos estratégicos que envolvem concessões, parcerias e gestão de equipamentos públicos como feiras, mercados, o Zoológico e o Parque Mutirama.

A proposta central da pasta, segundo Mabel, é tornar esses espaços sustentáveis financeiramente e atrativos para investimentos.