A cidade de Senador Canedo, na Região Metropolitana de Goiânia, será palco de mais uma edição da Festa Anual da Cultura de Matriz Africana Xangô e Yansã. O evento acontece neste sábado (15), às 19h, no Setor Nova Morada, com entrada gratuita.
A celebração reunirá danças, cânticos africanos e rodas de conversa dedicados a Xangô e Yansã, orixás cultuados no candomblé e na umbanda. Xangô representa o trovão, o fogo e a justiça, enquanto Yansã (ou Oyá) é a divindade dos ventos, tempestades e da fertilidade.
O organizador do evento Wercules Alves de Lima destaca a importância da iniciativa para fortalecer a cultura afro-brasileira e combater o preconceito religioso. “Trazer o terreiro para dentro da comunidade pode ajudar a diminuir o preconceito, aumentar o respeito e promover o conhecimento sobre as culturas de matriz africana”, afirma.
O festival será realizado no Espaço e Coletivo Cultural de Matriz Africana, um local sagrado e plural, que busca acolher diferentes expressões artísticas e fortalecer a identidade cultural afro-brasileira.