Skip to content

Festejos Juninos celebram cultura negra no Quilombo de Goiânia

Orum Aiyê Quilombo Cultural realiza seu primeiro arraiá com Auto do Bumba Meu Boi neste sábado, 22 de junho


Dhayane Marques Por Dhayane Marques em 21/06/2024 - 12:20

Primeiro Arraiá do Orum Aiyê Quilombo Cultural com Boi do Rosário. Foto: Divulgação
Primeiro Arraiá do Orum Aiyê Quilombo Cultural com Boi do Rosário. Foto: Divulgação

No próximo sábado, 22, o Orum Aiyê Quilombo Cultural, situado na região Norte de Goiânia, celebra seu primeiro arraiá com uma vibrante homenagem à cultura negra. O evento, marcado para iniciar às 15h30, traz como destaque o tradicional Auto do Bumba Meu Boi, manifestação cultural emblemática ligada às raízes afro-brasileiras. O Boi do Rosário, vindo diretamente de Pirenópolis para a ocasião, protagoniza um cortejo que culmina no Bar da Poliana, no Residencial Nossa Morada, onde será encenado o espetáculo.

A festividade, integrada ao projeto apoiado pela lei Paulo Gustavo, oferece entrada franca e promove uma feira de comidas típicas, além de uma quadrilha improvisada, enriquecendo a diversidade cultural local. Marcelo Marques, produtor do evento, ressalta a importância da cultura negra nas festas juninas no Brasil, destacando que “a influência da cultura negra está presente em diversos elementos, desde a música até as danças e a culinária”.

Raquel Rocha, co-produtora, complementa que o objetivo é valorizar a presença da cultura negra no cenário das festas juninas, realçando que “o Orum Aiyê traz um arraiá pensado para celebrar e preservar essa influência tão significativa que molda a identidade cultural brasileira”.

Este evento destaca-se não apenas pela gastronomia típica, mas também pela inclusão da dança do Bumba Meu Boi, que, apesar de suas raízes europeias, incorpora elementos dos batuques e danças de origem africana, resultando em uma expressão cultural única e inclusiva.

Dhayane Marques

Dhayane Marques é jornalista formada pela PUC-GO. Atualmente é Diretora de Programas da TV Pai Eterno e colaboradora no jornal Tribuna do Planalto, nas editorias de cidades, educação, economia e diversão e arte.

Pesquisa