Skip to content

Goianos que devem participar do ato de Bolsonaro em Copacabana

Senador Wilder Morais, o deputado federal Gustavo Gayer e o vereador Major Vitor Hugo devem comparecer ao evento; Caiado anunciou que não vai


Avatar Por Redação Tribuna do Planalto em 16/03/2025 - 09:22

O presidente do PL em Goiás, Wilder Morais, deve comparecer ao ato de Bolsonaro no Rio hoje (Foto: Divulgação)

A manifestação pró-anistia programada para às 10h deste domingo (16) na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, marcará a primeira grande aparição pública de Jair Bolsonaro (PL) após a Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentá-lo ao Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado e outros cinco crimes.

A manifestação foi organizada pelo pastor evangélico e aliado de Bolsonaro Silas Malafaia e contará com a presença do presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), não comparecerá ao evento, mas afirmou ser a favor da anistia para os réus envolvidos nos eventos de 8 de Janeiro. Em abril do ano passado, o governador de Goiás participou de um motociata ao lado de Bolsonaro em Ribeirão Preto, interior de São Paulo. 

A anistia para os envolvidos nos atos de 8 de janeiro é o principal objetivo do ato, que visa pressionar o Congresso Nacional a avançar com o Projeto de Lei (PL) que prevê a anistia. 

Para fortalecer o protesto, a oposição tem articulado a presença de lideranças da direita, que dividirão os trios elétricos alugados com Bolsonaro. A expectativa é que figuras centrais do bolsonarismo compareçam ao evento, com vários aliados confirmando presença já na sexta-feira (14).  Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo, Cláudio Castro (PL), do Rio, e Jorginho Mello (PL), de Santa Catarina, confirmaram presença. Já Romeu Zema (Novo), governador de Minas Gerais, e Ratinho Júnior (PSD), do Paraná, não vão participar do ato.

O deputado federal goiano Gustavo Gayer deve comparecer ao evento, assim como o senador Wilder Morais, presidente do PL em Goiás. Eles têm divulgado a manifestação em suas redes sociais. O vereador Major Vitor Hugo postou em suas redes sociasi a chegada de Jair  Bolsonaro ao hotel em Copacabana na noite de sabado.  

Uma ausência de destaque será a de Michelle Bolsonaro, que, após passar por um procedimento cirúrgico, não poderá participar do ato. Presidente do PL Mulher, ela era esperada para discursar no evento.

Nova York

Neste sábado (15), o protesto em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro organizado na Times Square, em Nova York, contou apenas com cerca de 20 pessoas.

 

Pesquisa