Skip to content

Orquestra Sinfônica de Goiânia abre temporada de concertos 2025

Primeira apresentação do ano acontece no próximo dia 19 de fevereiro, às 20h, no Teatro Goiânia. Entrada gratuita até a lotação do espaço


Avatar Por Redação Tribuna do Planalto em 14/02/2025 - 13:13

Abertura da temporada de concertos 2025 começa no dia 19 de fevereiro, no Teatro Goiânia (Foto: Secult)

A Orquestra Sinfônica de Goiânia abre no próximo dia 19, às 20h, a temporada de concertos 2025 e traz ao palco do Teatro Goiânia, no Centro, uma performance da série Grandes Compositores. Com entrada gratuita, os ingressos poderão ser retirados a partir das 19h, na portaria do teatro, que tem como lotação máxima 730 lugares.

Sob regência do maestro Eliseu Ferreira, e tendo como convidado o solista Johnson Machado, o concerto apresenta obras de compositores de grande relevância na história da música, como Carlos Gomes e Ludwig Van Beethoven.

A apresentação será marcada por uma sequência de três obras que, além de apresentar uma vasta gama de texturas orquestrais, também remetem a momentos de grande relevância na história da música de concerto. O espetáculo terá início com a “Abertura de Salvador Rosa”, uma grand-ópera de Carlos Gomes composta em 1874. Baseada no romance Masaniello, de Mirecourt, a obra se insere no contexto de Nápoles, trazendo à tona os cenários e a atmosfera da Itália do século XIX.

Na sequência, o “Concerto para Clarineta e Orquestra”, do compositor checo Franz Krommer, será interpretado pelo solista convidado, Johnson Machado. Considerado o concerto para clarineta mais executado do repertório checo, a peça foi escrita em 1803 e é um exemplo notável do conhecimento idiomático de Krommer na composição para instrumentos de sopro. Para concluir a apresentação, o público será arrebatado pela sinfonia de Ludwig Van Beethoven, considerada a mais famosa já composta: a “Sinfonia nº 5 em Dó Menor, Op. 67”, com seu conhecido Tema do Destino.

Pesquisa