Skip to content

Quem é a ABECAT, caçula da primeira divisão?


Herivelto Nunes Por Herivelto Nunes em 07/12/2024 - 06:00

Abecat, caçula da 1ª divisão goiana, estreia na elite em 2025. Time de Ouvidor, menor cidade do torneio, promete emoção
Abecat, caçula da 1ª divisão goiana, estreia na elite em 2025. Time de Ouvidor, menor cidade do torneio, promete emoção e o novo clássico regional com o Crac. Foto: Divulgação Redes Sociais ABECAT

O campeonato goiano da primeira divisão em 2025 terá um participante que pela primeira vez figura entre os 12 clubes da elite do futebol goiano. Trata-se da Abecat – Associação Beneficente e Esportiva Catalana e Ouvidorense, agremiação esportiva da cidade de Ouvidor, na região sudeste de Goiás. Suas cores são laranja e preto e seu mascote, a Onça Pintada. Fundada em 22 de junho de 2016, a Abecat disputa seus jogos no pequeno Estádio Municipal Luiz Benedito, com capacidade de aproximadamente 1.800 torcedores.

Localizada a 17 quilômetros de Catalão, Ouvidor tem atualmente cerca de 6.800 habitantes. Cidade pacata e de poucas opções de entretenimento, os moradores de Ouvidor terão um atrativo mais que especial em 2025, já que poderão assistir jogos das principais equipes do futebol goiano na cidade. Para conseguir o direito de disputar o campeonato da primeira divisão, a Abecat foi vice-campeã da divisão de acesso em 2024.

Segundo Diego Hilário, presidente da Abecat Ouvidorense, o objetivo principal é a manutenção na divisão de elite do futebol goiano. Para isso, tem trabalhado intensamente para garantir as melhores condições de trabalho ao elenco e com isso fazer um bom papel na competição. A Abecat Ouvidorense conta com um centro de treinamento, refeitório, alojamento, parte administrativa e departamento médico. Ouvidor é a menor cidade do Estado a sediar jogos da primeira divisão.

A Abecat manteve a base da equipe que alcançou o acesso à primeira divisão, no entanto, trouxe jogadores com experiência em competições estaduais e nacionais. Diego Hilário tem muita confiança no grupo que vai disputar a primeira divisão do goianão. “Dentro de nossas condições, temos um grupo muito forte”.

Além de receber em Ouvidor grandes equipes como Goiás, Vila Nova e Atlético, chama a atenção o clássico regional entre Crac de Catalão e Abecat, a mais nova rivalidade do futebol goiano. Torcedores das duas cidades esperam com grande expectativa a realização desse que já pode ser chamado de “clássico do sudeste”. A Abecat Ouvidorense estreia na elite do campeonato goiano jogando em casa contra o Goiânia Esporte Clube. Gabardo Junior, técnico que comandou a equipe na divisão de acesso, permanece no comando da equipe.

Herivelto Nunes

Herivelto Nunes é Jornalista, com Pós Graduação em Gestão de Pessoas, Liderança e Coaching

Pesquisa