A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou nesta segunda-feira (14) os resultados do 4º trimestre de 2024 do Monitoramento da Garantia de Atendimento, ferramenta que acompanha o desempenho das operadoras de planos de saúde com base nas reclamações de consumidores sobre negativas de cobertura ou descumprimento de prazos máximos para atendimento.
No levantamento mais recente, duas empresas do estado de Goiás foram avaliadas pela ANS. O desempenho dessas operadoras contribui para o panorama nacional apresentado no relatório, que mostrou 540 operadoras na faixa 0 — considerada a de melhor desempenho — e 120 na faixa 3, a pior faixa do indicador.
Apesar dos resultados, não haverá suspensão na comercialização de planos neste momento. A ANS destaca que o bloqueio da venda de planos só ocorre após dois ciclos consecutivos de desempenho insatisfatório.
Segundo o diretor de Normas e Habilitação dos Produtos da ANS, Alexandre Fioranelli, a principal novidade deste ciclo é a ampliação da base de dados usada no monitoramento, que agora considera 50% das demandas não resolvidas pelos beneficiários como base de cálculo. “A partir das novas informações, poderemos avaliar com mais precisão quais operadoras apresentam problemas, identificar riscos à assistência dos beneficiários e garantir a proteção dos consumidores em casos de irregularidades”, afirmou.
O Monitoramento da Garantia de Atendimento é feito com base no número de reclamações recebidas e na quantidade de beneficiários atendidos por cada operadora. A metodologia permite comparar operadoras por faixas de desempenho e, caso uma empresa permaneça por dois trimestres seguidos na pior faixa, ela pode ter suspensa a venda de determinados planos.
A ANS reforça que, com a nova base de dados e a retirada da necessidade de análise manual das demandas, o sistema se torna mais ágil e eficaz na identificação de problemas no atendimento oferecido pelos planos de saúde.