Skip to content

Anvisa emite alerta após casos de botulismo na aplicação de botox

Doença age em células nervosas do corpo e causa paralisia; agência pede que empresas adicionem risco à bula


Avatar Por Redação Tribuna do Planalto em 14/03/2025 - 14:05

Injeção de toxina botulínica, popularmente conhecido como botox. Fonte: Getty Images

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta aos profissionais de saúde que aplicam toxina botulínica, popularmente conhecida como botox, após a notificação de casos de botulismo associados ao procedimento.

Foram registrados dois episódios da doença, que pode provocar intoxicação severa e paralisia em diferentes partes do corpo. Diante disso, a Anvisa revisou dados de notificações e informações de bulas internacionais e determinou que as empresas detentoras do registro da toxina incluam no documento a advertência sobre o risco de que a substância pode se espalhar para áreas distantes do local da aplicação.

A agência também exige que seja especificado na bula que o botox pode desencadear sintomas graves de botulismo, os quais podem surgir desde algumas horas até semanas após a injeção.

A doença ocorre quando a toxina botulínica atinge as células nervosas do organismo, resultando em paralisia muscular. Os primeiros efeitos geralmente comprometem os músculos faciais, como os dos olhos, rosto e boca, podendo se estender para os membros superiores e inferiores.

Nos casos mais graves, o botulismo pode afetar a capacidade de respirar e engolir, levando ao risco de morte. Este é o primeiro alerta da Anvisa sobre o tema.

A Anvisa recomenda que a população receba injeções de toxina botulínica apenas de profissionais habilitados e treinados e em ambientes de saúde. É recomendado informar o profissional caso já tenha recebido injeção previamente, antes de realizar o procedimento novamente.

Se houver suspeita de botulismo, o paciente deve ser orientado a procurar atendimento no serviço de saúde mais próximo para solicitar a aplicação da antitoxina botulínica com urgência.

Cuidados ao utilizar a toxina botulínica

  • Utilize somente produtos aprovados pela Anvisa e dentro do prazo de validade.
  • A aplicação deve ser feita por profissionais habilitados e em serviços de saúde autorizados pela vigilância sanitária local.
  • Siga as orientações da bula, especialmente em relação ao intervalo necessário entre as aplicações. 
Pesquisa