Skip to content

Arcebispo de Goiânia, Dom João Justino celebra missa em intenção ao Papa Francisco

Fiéis vão pedir a Deus pela alma de Francisco e pela sua eternidade, hoje, ao meio-dia, na Catedral Metropolitana


Lucas de Godoi Por Lucas de Godoi em 21/04/2025 - 08:45

na Catedral Metropolitana de Goiânia.
Universidade católica, PUC Goiás também lamenta morte de Francisco (Foto: PUC Goiás)

O Arcebispo Metropolitano de Goiânia, Dom João Justino de Medeiros Silva, expressou profundo pesar pela morte do Papa Francisco, falecido nesta segunda-feira, 21 de abril, às 7h30, no horário de Roma. Em nota de pesar, ele enalteceu as qualidades do pontífice.

A nota destaca o legado do Papa, lembrando sua missão como sucessor de Pedro, que trouxe à Igreja e ao mundo “a alegria do Evangelho, o testemunho da misericórdia e o anúncio da esperança”.

Dom João Justino também convida todos para a primeira missa arquidiocesana em sufrágio do Papa Francisco, que será realizada às 12h de hoje, na Catedral Metropolitana de Goiânia. O termo “sufrágio” refere-se a orações e celebrações feitas em memória de alguém que faleceu, com o objetivo de pedir a Deus o descanso eterno da alma dessa pessoa.

A PUC Goiás, universidade católica, divulgou em nota que “se une à Igreja e ao mundo inteiro no luto pelo falecimento do Papa Francisco, líder espiritual que marcou profundamente nossa época com sua fé, humildade e compromisso com os mais vulneráveis.”

A universidade destaca que, como primeiro papa latino-americano e jesuíta, “Francisco nos ensinou sobre o poder do amor ao próximo, do diálogo e da misericórdia. Sua voz firme em defesa da justiça social, da ecologia integral e da fraternidade universal seguirá ecoando por gerações.”

Conferência Nacional dos Bispos do Brasil expressa gratidão

A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) destacou a grande contribuição do Papa Francisco à Igreja no Brasil e suas mensagens de fé, solidariedade e justiça social, especialmente em relação aos mais vulneráveis.

Além disso, a CNBB ressaltou os gestos e palavras do Papa ao longo de seu pontificado, que refletiram sua missão de promover uma Igreja misericordiosa e em saída, que cuida da criação e da humanidade, e que se dedica ao amor nas famílias e à fraternidade humana.

A CNBB também destacou a presença do Papa nas celebrações no Brasil, como sua visita ao Rio de Janeiro para a Jornada Mundial da Juventude em 2013. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil expressa, assim, sua gratidão pelo legado do Papa Francisco, que se dedicou intensamente ao serviço dos mais pobres, marginalizados e à busca pela paz mundial, com ações concretas e gestos de compaixão.

Confira a íntegra da nota de pesar de Dom João Justino

Com grande pesar recebemos a notícia do falecimento do Papa Francisco, ocorrido nesta segunda-feira, 21 de abril, às 7h30 no horário de Roma. Louvamos a Deus pela vida e ministério deste sucessor de Pedro que trouxe à Igreja e ao mundo a alegria do Evangelho, o testemunho da misericórdia e o anúncio da esperança. Convidamos a todos para a primeira missa arquidiocesana em sufrágio do Papa Francisco, às 12h de hoje na Catedral Metropolitana de Goiânia.

O governador Ronaldo Caiado e outras autoridades de Goiás demonstraram pesar pela morte do papa Francisco.

Pesquisa