O último domingo de março será marcado por tempo instável em todo o estado de Goiás, de acordo com a previsão de tempo do boletim deste sábado (29) do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (CIMEHGO). É que a combinação de calor e umidade vai favorecer a formação de chuvas isoladas, com potencial para tempestades em diversas regiões.
Em Goiânia, a previsão é de sol com variação de nebulosidade e pancadas de chuva ao longo do dia. A temperatura máxima pode chegar aos 33 °C, com umidade relativa do ar oscilando entre 50% e 95%. O nascer do sol será às 6h22 e o pôr do sol às 18h20.
Atenção especial deve ser dada ao alerta emitido para todo o estado, que aponta risco de chuvas intensas entre 20 e 40 mm/h ou até 50 mm por dia, acompanhadas de rajadas de vento que podem atingir 60 km/h. Municípios como Anápolis, Rio Verde, Catalão, Porangatu, Cristalina e dezenas de outros estão incluídos na zona de atenção para eventos extremos, como alagamentos, queda de árvores e danos à infraestrutura.
As temperaturas seguem elevadas em todas as regiões. No norte do estado, os termômetros devem variar entre 22 °C e 34 °C. No sudoeste, mínima de 19 °C e máxima de 33 °C. Na região sul, municípios como Itumbiara e Morrinhos terão um domingo quente e úmido, com possibilidade de até 8 mm de chuva.
A capital não é exceção no cenário de instabilidade. A previsão indica aproximadamente 8 mm de chuva em Goiânia, onde o calor predominante e a umidade elevada podem provocar chuvas passageiras no período da tarde ou início da noite.
Apesar das chuvas previstas, o CIMEHGO alerta também para o risco de queimadas em diversas regiões, incluindo unidades de conservação como os Parques Estaduais dos Pireneus, Altamiro de Moura Pacheco, Serra Dourada e Terra Ronca. A recomendação é para que a população evite qualquer prática que possa causar incêndios, principalmente em áreas rurais e de proteção ambiental.