Skip to content

Filarmônica de Goiás faz concerto no Palácio da Música

“Música para coração, mente e alma” é o que a orquestra garante ao público. Concerto terá obras de três grandes mestres com estilos diferentes, em apresentação gratuita, com entrada por ordem de chegada


Avatar Por Redação Tribuna do Planalto em 28/09/2022 - 11:31

Filarmônica de Goiás: repertório vai das danças sublimes de Bach a Vaughan Williams e Hindemith. Foto: Victor Ferreira
A Orquestra Filarmônica de Goiás (OFG) se apresenta nesta quinta-feira, 29, a partir das 20 horas, no Palácio da Música, no Centro Cultural Oscar Niemeyer. O concerto é aberto à comunidade e a entrada é por ordem de chegada. No programa, “Suite Orquestral No.3”, de Johann Sebastian Bach; “Sinfonia Mathis der Maler”, de Paul Hindemith, e “Sinfonia No.2 Londres”, de Ralph Vaughan Williams.
De acordo com o diretor artístico e maestro Neil Thomson, o concerto vai apresentar três grandes mestres muito diferentes estilisticamente. “Vamos das danças sublimes de Bach ao mundo visionário de Vaughan Williams. E ainda com a obra de Hindemith, inspirada nas pinturas do precursor do expressionismo, Matthias Grünewald”, explica.
Hindemith foi um dos compositores mais importantes do século XX, que influenciou outros artistas de todo o mundo. Dentre eles, Claudio Santoro e César Guerra-Peixe. “A Sinfonia ‘Mathis Der Maler’ (Matthias, o Pintor) é retirada da ópera de mesmo nome. Essa ópera foi proibida pelos nazistas, porque a consideraram subversiva”, contextualiza Neil Thomson.
O concerto vai terminar com uma das melhores sinfonias britânicas, evocação visionária e atmosférica de Vaughan Williams, de Londres, às vésperas da Primeira Guerra Mundial. “A música captura a alma da minha cidade natal e é cheia de cor, humor e vitalidade. Vaughan Williams, como tantos artistas, sentiu que um apocalipse estava por vir e retrata isso na obra. Tanto é que o último movimento tem um clímax dramático trágico, para só depois voltar para a calmaria”.
Temporada 2022
“Foram lançados os dois primeiros CDs, a aclamação internacional da crítica, o merecido aumento salarial e o sucesso de nossos concertos em São Paulo e Campos do Jordão. Além disso, gravamos outros CDs e apresentamos uma temporada muito satisfatória com um repertório variado, desde clássicos conhecidos até uma estreia mundial e um compromisso contínuo com a música brasileira. Lançamos uma nova série de concertos em parceria com o departamento de Musicoterapia da UFG que tem sido um grande sucesso”, explica o maestro titular.
Atualmente, a Orquestra Filarmônica de Goiás é gerida pelo Centro de Educação Trabalho e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás (CETT/UFG), mediante convênio firmado com a Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi).
Avatar

O Tribuna do Planalto, um portal comprometido com o jornalismo sério, ágil e confiável. Aqui, você encontra análises profundas, cobertura política de bastidores, atualizações em tempo real sobre saúde, educação, economia, cultura e tudo o que impacta sua vida. Com linguagem acessível e conteúdo verificado, a Tribuna entrega informação de qualidade, sem perder a agilidade que o seu dia exige.

Pesquisa