skip to Main Content

Goiás supera meta do MEC para alfabetização de crianças

Resultados do indicador Criança Alfabetizada 2023, apresentados nesta semana pelo MEC, mostram que percentual no estado atinge 67% e ultrapassa a meta prevista, de 63%


Avatar Por Redação Tribuna do Planalto em 07/06/2024 - 11:11

Programa AlfaMais, lançado pelo governador Ronaldo Caiado, contribui para a significativa melhoria do processo de ensino e aprendizagem (Foto: Secom)

Com 67% das crianças plenamente alfabetizadas na rede pública até o 2º ano do Ensino Fundamental, Goiás apresenta importante avanço na alfabetização, um dos principais desafios da Educação Básica. Conforme os dados divulgados esta semana pelo Ministério da Educação (MEC), o indicador Criança Alfabetizada demonstra que para além do crescimento no percentual, o estado também superou a meta definida para o período, que era de 63%.

O Criança Alfabetizada, conduzido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do MEC, foi calculado com base nos resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Ainda de acordo com a pesquisa, Goiás está entre os 19 estados que conseguiram a boa performance na Alfabetização das crianças na idade certa, considerando a proposta apontada em 2023 de que cada ente federado conseguisse alcançar e ou superar sua própria meta.

Estado e municípios juntos
Os bons resultados anunciados pelo MEC representam os primeiros frutos do programa AlfaMais, do Governo de Goiás, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO) em regime de colaboração com os municípios. Em parceria com as redes municipais, o governo estadual estabeleceu e implementou ações que contribuíram para a significativa melhoria do processo de ensino e aprendizagem, fortalecendo a etapa da alfabetização.

Criado em 2021, o AlfaMais Goiás tem o propósito de alfabetizar plenamente todas as crianças do território goiano na idade certa, garantindo que o estudante conclua o 2º ano do Ensino Fundamental sabendo efetivamente ler e escrever, com a fluência nessas habilidades. Além de fortalecer as práticas dos professores alfabetizadores em sala de aula, o AlfaMais também estimula e valoriza os profissionais que estão à frente do processo, com o Prêmio Leia, que destaca 300 escolas públicas que ofertam a alfabetização.

100% das crianças alfabetizadas
O Programa AlfaMais Goiás é promovido pelo Governo Estadual, em regime de colaboração com os municípios e, atualmente, já alcança as redes públicas de Educação dos 246 municípios goianos. Após a implantação do programa, os municípios têm obtido melhores resultados no número de crianças alfabetizadas, chegando em algumas localidades ao percentual de 100%.

Diorama, Morro Agudo e Jesúpolis são exemplos de municípios que alcançaram a meta de alfabetizar todas as crianças, segundo os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação de Goiás (Idego-Alfa). De acordo com a articuladora municipal de Diorama, Hulle Carolina dos Santos, para alcançarem o objetivo foi preciso traçar estratégias específicas com as crianças dos 1° e 2° anos do Ensino Fundamental.

“Trabalhamos a leitura diária com os estudantes, treinando e cronometrando as atividades propostas e aplicando simulados e avaliações internas. Contamos com a ajuda de toda a comunidade escolar neste processo, até mesmo as famílias participaram dos momentos de contação de histórias,” explicou a articuladora.

Ela também contou que o resultado é motivo de muita alegria para todo o município e destacou que o programa AlfaMais foi a peça fundamental para conseguirem alfabetizar 100% das crianças. “O AlfaMais é um programa magnífico. Ele abriu horizontes e trouxe novas práticas. E mesmo com as dificuldades, nosso amor pelos pequenos é o que nos motiva todos os dias,” afirma Hulle Carolina.