Com voz serena e gestos contidos, o novo papa Leão XIV fez nesta quinta-feira (8) sua primeira aparição pública diante da multidão reunida na Praça de São Pedro. Suas palavras iniciais, dirigidas ao mundo inteiro, foram marcadas por emoção, humildade e a clara intenção de dar continuidade ao caminho aberto por seu antecessor, o papa Francisco.
“Ainda mantemos nos nossos ouvidos a voz fraca, mas sempre corajosa de papa Francisco, que abençoava Roma. O papa que abençoava Roma, dava sua bênção ao mundo inteiro, no dia de Páscoa. Deixe-me dar seguimento àquela bênção”, disse o pontífice, Leão XIV, referindo-se ao líder falecido em 21 de abril. A menção, carregada de afeto e reverência, reforçou o elo entre os dois pontificados e sinalizou respeito ao legado espiritual deixado por Francisco.
Com um discurso acolhedor e acessível, Leão XIV apontou os princípios que pretende defender em sua missão. “Deus ama a todos e o mal não vai prevalecer. Portanto, sem medo, unidos, de mãos dadas com Deus, que está conosco, vamos seguir. Somos discípulos de Cristo. O mundo precisa de sua luz. A humanidade precisa dele como ponte entre Deus e o amor.”