skip to Main Content

Vilmar Mariano exonera Secretário de Saúde que estava na Prefeitura desde a gestão Maguito

Desde que rompeu com o governador Ronaldo Caiado e o ex-prefeito Gustavo Mendanha, Vilmar tem realizado exonerações em vários escalões da prefeitura por motivos políticos


Avatar Por Redação Tribuna do Planalto em 01/08/2024 - 09:24

Vilmar Mariano, ao lado de ex-secretário de Saúde, Alessandro Magalhães (Foto: Divulgação)

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano (UB), exonerou nesta quarta-feira (31) o secretário municipal de Saúde, Alessandro Magalhães (MDB). A decisão integra a estratégia do prefeito de afastar da administração municipal todos aqueles que não apoiam a pré-candidatura de Professor Alcides ou que mantêm vínculos com o ex-prefeito Gustavo Mendanha. Na semana passada, Vilmar rompeu com seu antigo grupo político para apoiar Alcides, sem intenção de disputar a reeleição.

Alessandro Magalhães atuava na Secretaria de Saúde desde 2009, início do mandato do então prefeito Maguito Vilela. Foi ele quem implementou o Hospital Municipal de Aparecida (HMAP) e participou de todas as principais conquistas na área da saúde em Aparecida nos últimos 15 anos. Durante a gestão do ex-prefeito Gustavo Mendanha, Magalhães se destacou no enfrentamento à pandemia de Covid-19, presidindo o comitê de crise e ganhando reconhecimento nacional pelo seu trabalho.

Vilmar Mariano frequentemente elogiava Magalhães, considerando-o “o melhor secretário de Saúde do país”. Contudo, o prefeito ainda não anunciou quem substituirá Magalhães na Secretaria de Saúde, considerada a pasta mais sensível da administração municipal.

A decisão de exonerar Magalhães foi recebida com pesar por lideranças da sociedade civil, políticos e servidores da saúde de Aparecida, que expressaram preocupação nas redes sociais sobre possíveis prejuízos no atendimento à saúde da população.

Desde que rompeu com o governador Ronaldo Caiado e o ex-prefeito Gustavo Mendanha, Vilmar tem realizado exonerações em vários escalões da prefeitura por motivos políticos. Muitos cargos permanecem vagos. Além de secretários, Vilmar demitiu funcionários administrativos, técnicos, auxiliares de limpeza e até a copeira do gabinete, indicada por Maguito Vilela.

Em entrevista a uma emissora de rádio após a convenção, Professor Alcides admitiu que Vilmar utilizará seu poder administrativo para influenciar a disputa eleitoral. O objetivo de Alcides e Vilmar é reduzir o apoio a Leandro Vilela, lançado como pré-candidato a prefeito em junho, que vem ganhando força devido à defesa do legado de Maguito e ao apoio de Caiado, Gustavo e do vice-governador Daniel Vilela.

Leia também