A plataforma X, antiga Twitter, anunciou neste sábado o fim de suas operações no Brasil e a demissão de cerca de 40 funcionários. A decisão foi motivada por disputas com o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Em nota, a empresa alegou que a medida foi necessária para proteger seus colaboradores das ordens de Moraes, que a plataforma considera como censura e incompatíveis com um governo democrático. A empresa também afirmou que Moraes ameaçou prender seu representante legal no Brasil se suas ordens de bloqueio não fossem cumpridas.
A plataforma descumpriu ordens judiciais para bloquear perfis relacionados a investigações de crimes graves, o que resultou em uma multa diária de R$ 200 mil. Sem um representante legal no Brasil, a X enfrentará dificuldades para seguir futuras ordens judiciais.
O ministro Moraes não comentou as críticas, conforme informado pela assessoria de imprensa do STF. A X continuará disponível para usuários brasileiros, apesar do encerramento das operações no país.
Leia o comunicado oficial da empresa
“Noite passada, Alexandre de Moraes ameaçou nosso representante legal no Brasil com prisão se não cumprirmos suas ordens de censura. Ele fez isso em uma ordem secreta, que compartilhamos aqui para expor suas ações.
Apesar de nossos inúmeros recursos ao Supremo Tribunal Federal não terem sido ouvidos, de o público brasileiro não ter sido informado sobre essas ordens e de nossa equipe brasileira não ter responsabilidade ou controle sobre o bloqueio de conteúdo em nossa plataforma, Moraes optou por ameaçar nossa equipe no Brasil em vez de respeitar a lei ou o devido processo legal.
Como resultado, para proteger a segurança de nossa equipe, tomamos a decisão de encerrar nossas operações no Brasil, com efeito imediato.
O serviço X continua disponível para a população do Brasil.
Estamos profundamente tristes por termos sido forçados a tomar essa decisão. A responsabilidade é exclusivamente de Alexandre de Moraes.
Suas ações são incompatíveis com um governo democrático. O povo brasileiro tem uma escolha a fazer – democracia ou Alexandre de Moraes.”
Last night, Alexandre de Moraes threatened our legal representative in Brazil with arrest if we do not comply with his censorship orders. He did so in a secret order, which we share here to expose his actions.
Despite our numerous appeals to the Supreme Court not being heard,… pic.twitter.com/Pm2ovyydhE
— Global Government Affairs (@GlobalAffairs) August 17, 2024