Skip to content

Novas regras para transporte escolar: cadastro reabre em Goiânia

Novo decreto traz atualizações no cadastro para permissionários, incluindo critérios de segurança para veículos e novas exigências documentais.


Laiz Queiroz Por Laiz Queiroz em 19/09/2024 - 16:52

Crédito: Prefeitura de Goiânia

A Secretaria Municipal de Mobilidade de Goiânia (SMM) reabriu o período de cadastro para transportadores escolares, com novas regras estabelecidas pelo decreto nº 2.498 de 2024, articulado pela vereadora Sabrina Garcez (Republicanos). As mudanças visam modernizar os critérios de inclusão e substituição dos veículos utilizados no transporte coletivo remunerado de escolares, atendendo a uma demanda antiga dos trabalhadores do setor.

O novo regulamento, que substitui um decreto de 2018, foi desenvolvido para atualizar e aprimorar as normas de operação, incluindo a admissão de novos permissionários. De acordo com Sabrina Garcez, o decreto traz importantes alterações, como a revisão dos critérios de idade dos veículos. Ao invés de um limite de idade, agora a aceitação dos veículos será baseada no estado de conservação.

“Os veículos com mais de 10 anos de fabricação passarão por vistorias anuais pelo INMETRO e por inspeções semestrais para garantir a segurança dos passageiros”, explica a vereadora. Ela ressalta que as mudanças visam oferecer um transporte escolar mais seguro e eficiente para as crianças e adolescentes de Goiânia.

Outra alteração significativa é a centralização do cadastro na SMM. Anteriormente, o processo envolvia a Secretaria Municipal de Administração (Semad) e, posteriormente, a mobilidade. Agora, os interessados devem iniciar o cadastro em uma unidade do Atende Fácil, que encaminhará a documentação para a SMM.

Não há prazo definido para o cadastro e o número de inscrições é ilimitado, desde que os requisitos do regulamento sejam atendidos. Os candidatos devem informar as escolas em que pretendem operar e garantir que seus veículos estejam em conformidade com as normas do Código de Trânsito Brasileiro.

Documentações Necessárias:

Para Pessoas Físicas:

  1. Carteira de identidade
  2. CPF
  3. Comprovante de endereço recente
  4. CNH categoria D com autorização para atividade remunerada
  5. Prontuário do condutor com extrato de infrações
  6. Exames de tipo sanguíneo e fator RH
  7. Atestado médico de sanidade física e mental
  8. Cadastro de Atividades Econômicas (CAE)
  9. Certidão negativa de débitos
  10. Certificados de qualificação e avaliação psicológica
  11. Certidões de regularidade perante o INSS
  12. Declarações de não vínculo empregatício e não detenção de outra permissão
  13. Certidões negativas de antecedentes criminais, quitação eleitoral e militar
  14. Declaração de escolas em que opera

Para o Veículo:

  1. Cópia do CRLV na categoria aluguel
  2. Contrato de arrendamento, se aplicável
  3. Vistoria do veículo
  4. Laudo de inspeção veicular, se aplicável
  5. Cópia da apólice de seguro com cobertura específica para transporte escolar

A nova regulamentação busca aumentar o número de trabalhadores no setor e oferecer mais opções de transporte para os pais.

Pesquisa