Skip to content

Hugo reduz internação de longa duração em 32%

Plano individualizado melhora cuidados, acelera alta e diminui riscos para pacientes de longa permanência


Avatar Por Redação Tribuna do Planalto em 03/01/2025 - 09:36

Equipes médica e multiprofissional traçam planos de tratamento específicos para pacientes de longa duração no Hugo. Foto: FatoMais Comunicação

O Hospital de Urgências de Goiás – Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) reduziu em 32% a média de permanência de pacientes internados por mais de 28 dias. O resultado é fruto do Projeto Terapêutico Singular (PTS), implantado para oferecer cuidados individualizados a pacientes de longa duração. Desde já, a iniciativa também contribui para o giro de leitos e a redução de infecções, garantindo mais eficiência no atendimento.

O PTS conta com uma equipe multidisciplinar que inclui médicos, enfermeiros, assistentes sociais e outros profissionais. Eles discutem cada caso em reuniões e criam planos de tratamento com metas e prazos claros. Segundo o médico Rafael Hoshino, idealizador do projeto, “o PTS funciona como um guia personalizado para a jornada do paciente no hospital”, garantindo cuidados mais eficazes e humanizados.

Pacientes com internações superiores a 48 horas, vítimas de AVC ou com dispositivos de suporte, entre outros critérios, podem ser incluídos no projeto. Além disso, a médica Eny Karla Nascimento Santos explica que mudanças no quadro clínico podem incluir novos casos no PTS. Acima de tudo, a iniciativa reforça o compromisso do Hugo com a qualidade no atendimento e a recuperação eficiente dos pacientes.

Pesquisa