Skip to content

Secretaria de Saúde de Goiás orienta sobre acesso ao Tamiflu para pacientes com sintomas gripais

Com aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, Estado orienta sobre prescrição e distribuição do Oseltamivir; vacinação segue essencial na prevenção de complicações


Avatar Por Redação Tribuna do Planalto em 26/05/2025 - 17:23

A prescrição do medicamento deve ser considerada baseada em julgamento clínico, preferencialmente nas primeiras 48 horas após o início da doença (Foto: reprodução).

Com o crescimento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em Goiás, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) reforça orientações a profissionais de saúde e à população sobre o acesso ao medicamento Oseltamivir, conhecido comercialmente como Tamiflu. Indicado para casos de SRAG e pacientes com sintomas gripais que apresentem fatores de risco, o antiviral atua na redução da propagação dos vírus Influenza A e B no organismo.

O medicamento deve ser prescrito, preferencialmente, nas primeiras 48 horas após o início dos sintomas gripais, com base no julgamento clínico do profissional de saúde. Não é necessária a apresentação de exame confirmatório para que o paciente inicie o tratamento. A medicação também pode ser indicada mesmo que o paciente esteja vacinado, e deve ser acompanhada de orientações sobre hidratação e controle dos sintomas.

Distribuição e acesso nas unidades de saúde

O Tamiflu é adquirido pelo Ministério da Saúde e distribuído aos estados, que o repassam às Regionais de Saúde e, posteriormente, aos municípios. Cabe às gestões municipais organizar a logística de entrega do medicamento nas unidades como UBS (Unidade Básica de Saúde) , CAIS (Centro de Atenção Integral à Saúde), CIAMS (Centro Integrado de Atenção Médico Sanitária) UPAs (Unidades de Pronto Atendimento). A SES-GO orienta que o acesso ao medicamento ocorra sem restrição de horário e que as prefeituras divulguem claramente a lista de unidades e horários de funcionamento.

De acordo com a gerente de Assistência Farmacêutica da SES-GO, Gysella Santana, o Estado monitora os estoques junto às regionais para evitar a falta do medicamento. “Participamos da Sala de Situação monitorando os estoques junto às regionais para que o medicamento não falte aos municípios”, explica Gysella.

Sala de Situação acompanha evolução dos casos

Na última quinta-feira (22), a SES-GO realizou a segunda reunião da Sala de Situação de Doenças Respiratórias. O grupo acompanha em tempo real os dados de ocupação nas unidades de saúde estaduais e o avanço dos casos graves de doenças respiratórias. Participam da sala áreas como Assistência Farmacêutica, Vigilância Epidemiológica, Regulação, Atenção Primária e Imunização.

Até o momento, Goiás já registra 4.882 casos de SRAG em 2025, com 265 óbitos confirmados.

Vacinação contra a gripe é ampliada

A vacinação contra a Influenza foi liberada para toda a população a partir de 6 meses de idade em Goiás desde 16 de maio, após 45 dias voltada exclusivamente aos grupos prioritários. A cobertura vacinal para esses grupos está em 28,17%. A SES distribuiu aos municípios 1.499.400 doses da vacina.

Embora a campanha tenha sido estendida, a secretaria reforça que grupos como idosos, crianças e gestantes continuam sendo os mais vulneráveis às formas graves da gripe e devem buscar a imunização com prioridade.

Atenção aos canais oficiais

Para mais informações sobre sintomas, tratamento e prevenção da gripe, a população deve buscar os canais oficiais do INSS, como o site ou o aplicativo Meu INSS, e evitar o fornecimento de dados pessoais em redes sociais ou aplicativos de mensagens.

O Guia de Manejo e Tratamento de Influenza 2023 do Ministério da Saúde pode ser acessado no link: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/g/gripe-influenza.

Leia também:

Goiânia tem quatro salas de vacina aos fins de semana para imunização contra Influenza

 

Avatar

O Tribuna do Planalto, um portal comprometido com o jornalismo sério, ágil e confiável. Aqui, você encontra análises profundas, cobertura política de bastidores, atualizações em tempo real sobre saúde, educação, economia, cultura e tudo o que impacta sua vida. Com linguagem acessível e conteúdo verificado, a Tribuna entrega informação de qualidade, sem perder a agilidade que o seu dia exige.

Pesquisa